Meia Vida: 10 hrs
Vida Ativa: 15 hrs
Tempo de Detecção: 12960 hrs
Anabolismo: 125
Androgenicidade: 37
Deca Durabolin é um dos esteróides anabolizantes mais amigáveis com os efeitos colaterais para os homens e pode ser útil para as mulheres, mas normalmente apenas em doses de nível terapêutico. No entanto, os efeitos colaterais da Deca Durabolin certamente existem, mas como veremos, eles caem no reino do possível, em vez de garantido. Com o uso responsável, a maioria dos homens será capaz de usar este esteróide sem o primeiro efeito negativo. Para atingir esse nível de suplementação segura, o primeiro passo é reconhecer os possíveis efeitos colaterais da Deca Durabolin, bem como o que você pode fazer a respeito. Para facilitar a compreensão, dividimos os efeitos colaterais em categorias diferentes, juntamente com as informações relacionadas de que você precisa.
O hormônio Nandrolona não é muito estrogênico, mas carrega uma leve natureza aromatizante. Aromatização se refere à capacidade da testosterona de se converter em estrogênio, um processo que ocorre devido à interação do hormônio com a enzima aromatase. À medida que os níveis de estrogênio aumentam, isso pode promover ginecomastia, retenção excessiva de água e pressão alta devido a níveis severos de retenção de água. Felizmente, o nível de aromatase de Deca Durabolin é baixo, mas há outro fator a se considerar, que é sua natureza de progesterona. A nandrolona tem uma forte afinidade pelo receptor da progesterona, bem como a capacidade de estimular significativamente o mecanismo estrogênico no tecido mamário aumentando o risco de ginecomastia. A fim de proteger contra os possíveis efeitos colaterais estrogênicos e progesterona de Deca Durabolin, um medicamento antiestrogênio é freqüentemente recomendado. Existem duas opções primárias em anti-estrogênios, moduladores seletivos do receptor de estrogênio (SERM), como Nolvadex (citrato de tamoxifeno) e inibidores de aromatase (AI), como Arimidex (anastrozol). IAs serão muito mais eficazes, mas SERMs devem ser a primeira escolha se eles podem fazer o trabalho. Muitos optam por confiar nos IA devido ao seu tremendo poder antiestrogênico, mas foi observado que os IA têm um impacto negativo sobre o colesterol, e pode ser muito exasperado com o uso de esteróides anabolizantes. Por outro lado, embora os SERMs às vezes não sejam suficientes, eles não terão nenhum efeito adverso sobre o colesterol. Na verdade, SERMs realmente mostraram melhorar os níveis de colesterol. Uma nota importante de interesse sobre os efeitos colaterais de Deca Durabolin no que diz respeito à ginecomastia. Há muito tempo é assumido e difundido numerosos fóruns de esteróides que a causa da ginecomastia induzida por 19-nor é a prolactina, não o estímulo de progesterona. Isso tem sido discutido fortemente em relação ao 19-nor Trenbolone, mas com o Nandrolone também. Em sua série Anabolizantes, William Llewellyn explica como o desequilíbrio entre o estrogênio e a progesterona é o que leva à ginecomastia. Se isso não for resolvido e você estiver apenas lutando contra um possível acúmulo de prolactina, pode não estar fornecendo a proteção de que precisa.
Deca Durabolin pode produzir efeitos colaterais androgênicos; no entanto, o limite tende a ser bastante alto para a maioria dos homens. Os possíveis efeitos colaterais androgênicos de Deca Durabolin incluem acne, perda de cabelo acelerada em pessoas com predisposição à calvície de padrão masculino e crescimento de pelos no corpo. Esses efeitos colaterais são fortemente dependentes de predisposições genéticas, mas a maioria dos homens não deve descobrir que existem problemas. Ao contrário da testosterona, a nandrolona é reduzida a DHN em vez de DHT e, embora isso ocorra devido à interação com a enzima 5-alfa redutase, reduz bastante a androgenicidade da nandrolona.
Uma observação importante sobre os efeitos colaterais androgênicos de Deca Durabolin ou qualquer hormônio Nandrolone: Muitos optam por usar inibidores da 5-alfa redutase como Finasterida para combater os efeitos colaterais androgênicos causados por esteróides anabolizantes. No entanto, o uso de um inibidor da 5-alfa redutase junto com Deca Durabolin aumentará a androgenicidade do esteróide. Na verdade, terá o efeito oposto e aumentará o risco de efeitos colaterais androgênicos.
A natureza androgênica de Deca Durabolin pode levar a sintomas de virilização em mulheres. Os sintomas de virilização podem incluir crescimento de pelos no corpo, aprofundamento das cordas vocais e aumento do clitóris. As mulheres podem usar este esteróide sem efeitos virilizantes, mas exigirá doses muito baixas, e muitas vezes existem esteróides melhores para as mulheres escolherem. Se a nandrolona for desejada, o fenilpropionato de ação mais rápida pode ser o caminho a percorrer, pois é mais fácil de controlar, mas as chances de superar os sintomas de virilização não são tão grandes quanto com esteróides como Anavar ou Primobolan. Independentemente disso, se ocorrerem sintomas de virilização, interrompa o uso imediatamente e eles irão desaparecer. Se esses sintomas forem ignorados, eles podem se tornar permanentes.
Deca Durabolin pode ter um impacto negativo sobre o colesterol, distorcendo as proporções de HDL e LDL. Este efeito negativo potencial será mais proeminente no que diz respeito à supressão do colesterol HDL. Estudos demonstraram que o hormônio nandrolona terá, na verdade, um impacto negativo mais forte sobre o colesterol HDL do que a testosterona. No entanto, o esforço cardiovascular total deve ser muito menor do que a maioria dos esteróides orais. Devido aos potenciais problemas de colesterol causados por Deca Durabolin, manter um estilo de vida amigável ao colesterol durante o uso será extremamente importante. Isso não deve incluir apenas uma dieta compatível com o colesterol, mas também rica em ácidos graxos ômega e que garanta a implementação de bastante atividade cardiovascular em sua rotina. Também é importante ter em mente que se você usar um inibidor de aromatase ao suplementar com Deca Durabolin, você precisará dar ainda mais atenção ao seu colesterol. De todos os possíveis efeitos colaterais da Deca Durabolin, este é o que você vai querer ficar de olho, e todos são encorajados a ficar de olho em seu colesterol durante o uso, bem como após o uso.
Deca Durabolin como todos os esteróides anabolizantes é supressor da produção natural de testosterona. A taxa de supressão varia de um esteróide para o próximo, mas com Deca Durabolin e todos os compostos à base de nandrolona, será extrema. Alguns estudos demonstraram que uma única dose de 100 mg do esteróide suprime a produção natural total. Outros estudos, embora não mostrem perto da taxa de supressão, ainda são mais do que significativos e frequentemente uma representação de pelo menos 2/3 da redução total nos níveis de testosterona sérica. Por esta razão, todos os homens que tomam suplemento com Deca Durabolin devem incluir testosterona exógena. A forma de testosterona que você escolhe não tem consequências, tudo o que importa é que seu corpo receba a testosterona de que precisa. A falha em suplementar com testosterona exógena resultará em uma condição de testosterona baixa. Essa condição pode ser bastante incômoda; ele vem com vários sintomas possíveis, mas, mais importante, é extremamente prejudicial à saúde.
Assim que o uso de Deca Durabolin terminar e todos os hormônios esteróides exógenos limparem seu sistema, a produção natural de testosterona começará novamente. Não ocorrerá durante a noite e, por esse motivo, um plano de terapia pós-ciclo (PCT) é freqüentemente recomendado. Isso irá acelerar o processo de recuperação, bem como melhorar a eficiência geral. Não, ao contrário do mito popular, não existe um plano de PCT que retorne seus níveis naturais de testosterona ao normal por conta própria. A recuperação total levará vários meses. No entanto, um plano de PCT garantirá que você tenha testosterona suficiente para funcionar corretamente enquanto seus níveis continuam a subir naturalmente.
Notas importantes sobre a recuperação natural da testosterona após o uso de Deca Durabolin: A recuperação natural pressupõe que não existia nenhuma condição anterior de baixa testosterona. Também assume que nenhum dano grave foi feito ao eixo hipotálamo-hipofisário-testicular (HPTA) devido a práticas inadequadas. Também é importante observar que um plano de PCT não deve começar até que Deca Durabolin tenha sido descontinuado por pelo menos 2-3 semanas. A maioria descobrirá que terminar o uso de Deca Durabolin antes da conclusão total do ciclo é o melhor caminho a percorrer.
Deca Durabolin não é tóxico para o fígado e não causará estresse ou danos ao órgão vital.
Deca Durabolin também é conhecido por ter duas características que são extremamente importantes e o separam de muitos esteróides anabolizantes. Novamente, muitos outros esteróides carregam essas características, mas Deca Durabolin o faz a um nível superior. As características em questão são a de aumentar o conteúdo mineral ósseo e melhorar a síntese de colágeno. Devido a essas características, Deca Durabolin é bem conhecido por promover o alívio das articulações e, para muitos atletas, essa é a única razão pela qual o usarão. Devido a essas características, bem como sua capacidade de aumentar a contagem de glóbulos vermelhos, podemos começar a ver quais tipos de vantagens terapêuticas esse esteróide pode ter.
Como muitos esteróides anabolizantes, Deca Durabolin tem a capacidade de aumentar a síntese de proteínas, inibir os hormônios glicocorticóides e promover aumento da produção de IGF-1. Como muitos esteróides anabolizantes, Deca Durabolin também tem a capacidade de aumentar a retenção de nitrogênio nos músculos, mas parece ter um efeito mais forte do que muitos esteróides nesse aspecto. Na verdade, estudos mostraram que mesmo doses baixas de nandrolona podem aumentar muito a retenção de nitrogênio. Este é um fator importante, pois todo o tecido muscular é composto por aproximadamente 16% de nitrogênio. Embora possa soar como uma pequena quantidade, quanto mais retemos, mais anabólicos permaneceremos. Quando os níveis de nitrogênio não são mantidos, isso pode nos levar a entrar em um estado catabólico (perda de massa muscular).
Como um esteróide de volume fora de temporada, Deca Durabolin proporcionará ganhos significativos de massa magra, mas o aumento da massa muscular virá lentamente. Este é um grande esteróide à base de éster e não tem ação rápida. No entanto, a massa construída com este esteróide frequentemente será uma massa de qualidade superior em comparação com muitos esteróides anabolizantes. A retenção de água é possível, mas deve ser bastante fácil de controlar. A maioria também deve perceber que sua força aumenta até certo ponto, mas Deca Durabolin não é o que chamaríamos de um dos esteróides para aumento de força mais fortes. Durante esta fase fora da temporada, o indivíduo também desfrutará do alívio terapêutico que este esteróide fornece, que será mais do que bem-vindo quando os períodos de crescimento fora da temporada são normalmente acompanhados por períodos mais pesados de treinamento com pesos. Esse indivíduo também deve ser capaz de adquirir esse novo crescimento com menos acúmulo de gordura corporal que normalmente ocorreria. O uso de esteróides anabolizantes é bem conhecido por aumentar a taxa metabólica. Isso não é exclusivo da Deca Durabolin e, embora não queime gordura corporal diretamente, ajudará na manutenção de um nível adequado. Como os ganhos de massa fora da temporada requerem excesso de calorias, considere o aumento metabólico um bônus adicional.
Muitos atletas, jogadores de bola, lutadores e qualquer atleta que poderia se beneficiar do alívio terapêutico muitas vezes complementam com Deca Durabolin. Esses indivíduos geralmente não desejam construir nenhuma nova massa muscular magra, mas o alívio por si só é inestimável. Além disso, esse alívio pode ser obtido por uma dose muito baixa. Uma dose ligeiramente mais elevada proporcionará alívio, aumentará muito a recuperação geral e aumentará a resistência muscular. Quando se trata de aumento de desempenho, a maioria dos atletas achará que este esteróide é difícil de vencer. Mais importante, os efeitos de alívio da Deca Durabolin não são mascarados ou falsos; este esteróide anabolizante não compartilha nada em comum com analgésicos de venda livre ou analgésicos de prescrição, como opiáceos. Esses analgésicos apenas mascaram a dor, enquanto Deca Durabolin pode realmente curar o corpo.
Então, ficamos com a fase de corte e alguns atletas e fisiculturistas usarão Deca Durabolin durante esta fase de uso de esteróides. Esse uso será semelhante ao aprimoramento atlético direto. O indivíduo irá suplementar com uma dose bastante baixa para o alívio e resistência muscular que ela pode proporcionar. Isso pode ser muito bem-vindo durante dietas rígidas, já que uma verdadeira dieta de corte de musculação hardcore é brutal para o corpo humano. Como um bônus adicional, Deca Durabolin preservará muito a massa muscular magra do indivíduo que de outra forma seria perdida durante um déficit calórico necessário. Embora este esteróide não forneça efeitos de endurecimento (“hardness”) ou condicionamento como muitos esteróides, pode servir a um propósito em alguns planos de corte.
Deca Durabolin tem sido conhecido por ser um excelente esteróide para aqueles que sofrem de doenças de perda muscular, para melhorar a fraqueza e fadiga geriátrica, bem como a anemia. Deca Durabolin também tem sido usado para tratar certas formas de câncer de mama, tem mudado a vida de vítimas de queimaduras graves e até mesmo tem a capacidade de tratar úlceras. Também se mostrou eficaz no tratamento do nanismo hipofisário, bem como no retardo do desenvolvimento em crianças. Embora Deca Durabolin tenha se mostrado benéfico em todas essas áreas, ele realmente se destacou em sua capacidade de tratar a osteoporose. Isso não é surpreendente quando consideramos as melhorias no conteúdo mineral ósseo e na síntese de colágeno. No entanto, nos EUA, o composto é usado apenas para tratar aqueles que sofrem de HIV e anemia, mas alguns médicos estão começando a reconhecer o potencial para planos de rejuvenescimento terapêutico. Sem dúvida, em uma dose baixa esse esteróide poderia fornecer um benefício anti-envelhecimento positivo.
Deca Durabolin é um esteróide de ação muito lenta que não precisa ser injetado com tanta frequência. Na maioria dos planos de tratamento terapêutico, o composto é administrado apenas uma vez a cada 2-4 semanas, sendo muito mais comum a cada 3-4 semanas. A exceção seria no tratamento da anemia; no tratamento da anemia, Deca Durabolin é normalmente administrado uma vez por semana. Para qualquer atividade relacionada ao desempenho, uma única injeção por semana será mais do que adequada. No entanto, alguns escolherão dividir isso em duas pequenas injeções por semana para reduzir o volume total da injeção.
A faixa de dosagem padrão para Deca Durabolin normalmente cai na faixa de 100 mg a cada 2-4 semanas para o tratamento terapêutico básico e 100-200 mg por semana para o tratamento da anemia. Para o atleta em busca de rejuvenescimento e alívio, 100 mg por semana é um bom ponto de partida, mas a maioria ficará muito mais feliz com resultados de 200 mg por semana. Tal dosagem irá garantir que a recuperação, o alívio e a resistência sejam aumentados, além de fornecer um leve impulso anabólico. Para verdadeiros ganhos anabólicos, 300 mg por semana é normalmente considerado a dose inferior. Muitos acharão que 400 mg por semana é o nível de dosagem perfeito e, mais importante, bem dentro de um nível controlável. Muitos homens podem tolerar doses de até 600 mg por semana. Isso aumentará o risco de efeitos adversos e geralmente 400 mg por semana é mais do que suficiente, mas as circunstâncias variáveis ditarão o resultado individual.
Deca Durabolin não deve ser usado por menos de 8 semanas quando usado como uma ferramenta para melhorar o desempenho. O composto tem ação extremamente lenta, e o indivíduo precisará usá-lo por um longo período de tempo para colher uma recompensa. Oito semanas deve ser o mínimo, mas uma vez descontinuado o composto ainda estará ativo no corpo por várias semanas. Como 8 semanas é o nosso mínimo, 10-12 semanas será bastante aceitável para a maioria dos homens. O uso pode ultrapassar este ponto, mas raramente é recomendado; a maioria não implementará ciclos muito mais longos do que 12-16 semanas fora dos círculos de desempenho hardcore e, nesses casos, uma rotação de hormônios esteróides é altamente recomendada.
Para atletas do sexo feminino, 50 mg por semana por não mais de 4-6 semanas é normalmente tudo o que pode ser tolerado. Haverá alguns que podem ser capazes de lidar com uma dosagem de 100 mg por semana, mas essa dose normalmente produzirá sintomas de virilização na maioria das mulheres. Para planos de tratamento terapêutico padrão, Deca Durabolin será normalmente administrado na dose de 50-100mg a cada 3-4 semanas. No tratamento da anemia, o padrão é 50-100mg por semana.